Classificação de Tscherne

          Na classificação de Tscherne, as lesões de partes moles são agrupadas de acordo com a gravidade em 4 categorias diferentes, junto com isso a fratura é rotulada como exposta ou fechada por um “O” (open) ou “C” (closed).

 

Fratura exposta grau I (Fr. O I): Pele lacerada por um fragmento ósseo vindo de dentro. As frat são resultado de trauma indireto. Nenhuma ou pouca contusão da pele. 

Fratura exposta grau II (Fr. O II): Qualquer tipo de laceração cutânea, lesão grave de partes moles, contaminação moderada. 

Fratura exposta grau III (Fr. O III): Extensa lesão de partes moles, freqüentemente com uma lesão adicional a um vaso ou nervo importante. Isquemia e cominuição óssea grave. Acidentes no campo, ferimentos a bala, síndrome compartimental. 

Fratura exposta grau IV (Fr. O IV): Amputações subtotais e totais

 

Fratura fechada grau I (Fr. C I): Ausência ou lesão pequena de partes moles. Fraturas simples com um mecanismo indireto de fratura. 

Fratura fechada grau II (Fr. C II): Escoriação superficial ou contusão pela pressão do fragmento de dentro para fora. 

Fratura fechada grau III (Fr. C III): Escoriações profundas contaminadas e contusões localizadas na pele e nos músculos por meio de um trauma direto. 

Fratura fechada grau IV (Fr. C IV): Contusões cutâneas extensas, destruição da musculatura, avulsão do tecido subcutâneo. Fraturas graves e cominuídas. Síndrome compartimental e lesões vasculares.

Considerações importantes

bookTodo conteúdo do site OrtopediaOnline.Org foi obtido a partir de estudos baseados em literatura ortopédica, tais como publicações na RBO, JAAOS e a Acta Ortopédica e em livros de referência como Rockwood, Campbell, Manual AO, etc, além da contribuição de nossos membros.

Nossas imagens são de arquivo pessoal e outras adiquiridas em sites especializados.

Contato

Nome: Marcus Vinícius M do Nascimento

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Web: http://www.ortopediaonline.org