Fraturas causadas por armas de fogo

Normalmente o ferimento à bala é classificado como de baixa ou alta velocidade. O primeiro seria causado por arma civil, e o segundo, por armas militares ou de caça. O de baixa velocidade viajaria de 300 a 600 m/s e o de alta, de 600 a 900 m/s.

 

Tratamento incruento/ferimento de baixa energia

          Muitos ferimentos por projéteis de baixa energia podem ser tratados de maneira conservadora com um desbridamento mínimo no pertuito de entrada com limpeza local e um curativo usando-se uma pomada com antibiótico. Deve ser realizada a profilaxia do tétano.

          Ferimentos de baixa energia em pele, subcutâneo, músculos e fraturas que não requerem cirurgia de estabilização poderão ser tratados ambulatorialmente com os cuidados referidos acima.

          Em fraturas causadas por projétil de baixa energia a cirurgia pode ser planejada de forma eletiva. A antibioticoterapia deve ser iniciada no pré-operatório, geralmente com cefazolina, e mantida por 24 a 48 horas.

          As indicações de tratamento cirúrgico e desbridamento são para ferimentos graves altamente contaminados, trauma vascular, trauma gastrointestinal, déficit neurológico progressivo, síndrome compartimental, penetração em articulações. Outras indicações seriam fraturas instáveis, alguns ferimentos raquimedulares e lesões tendinosas.

 

Tratamento cirúrgico/ferimento de alta energia

          O desbridamento deve ser amplo e efetuado removendo-se gordura subcutânea esmagada, músculo desvitalizado e fragmentos de osso sem nenhuma ligação com partes moles. O ferimento ósseo após o amplo desbridamento deve ser conduzido com um protocolo semelhante ao usado nas fraturas expostas graves. A profilaxia do tétano é fundamental.

          A antibioticoterapia deve ser realizada com uma cefalosporina de 1ª geração com uma possível associação com um aminoglicosídeo ou uma penicilina ou um antibiótico de largo espectro, de 48 a 72 horas.

 

Ferimento e fratura articular

          A presença de fragmento ou de projétil de arma de fogo intra-articular é indicação absoluta de remoção. A intoxicação por chumbo é chamada de saturnismo, a causa mais comum é projétil dentro da articulação.

Considerações importantes

bookTodo conteúdo do site OrtopediaOnline.Org foi obtido a partir de estudos baseados em literatura ortopédica, tais como publicações na RBO, JAAOS e a Acta Ortopédica e em livros de referência como Rockwood, Campbell, Manual AO, etc, além da contribuição de nossos membros.

Nossas imagens são de arquivo pessoal e outras adiquiridas em sites especializados.

Contato

Nome: Marcus Vinícius M do Nascimento

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Web: http://www.ortopediaonline.org