Contratura de Volkman

          Se uma síndrome compartimental não for tratada ou inadequadamente tratada, as pressões intracompartimentais continuam a subir até ocorrer isquemia tecidual irreversível. As alterações iniciais comumente comprometem o músculo flexor profundo dos dedos no terço médio do antebraço. O quadro clínico típico da contratura de Volkmann estabelecida inclui flexão do cotovelo, pronação do antebraço, flexão do punho, adução do polegar, extensão das articulações metacarpofalângicas e flexão dos dedos.

          Durante as fases iniciais de uma contratura branda, imobilização dinâmica para prevenir contratura do punho, treinamento funcional e uso ativo dos músculos podem ser úteis. Depois de 3 meses, as unidades musculotendíneas comprometidas podem ser liberadas e alongadas. Entretanto, quando múltiplas unidades tendíneas estão comprometidas, uma operação de abaixamento muscular é melhor que alongamento de múltiplos tendões.

          Quando não temos atividade útil dos flexores dos dedos, transferências palmares de extensores dorsais do punho, como o braquiorradial para o flexor longo do polegar e o extensor radial longo do carpo para o flexor profundo dos dedos, e uma liberação completa dos flexores do punho e dedos podem ser necessárias.

          O feedback sensitivo geralmente está prejudicado porque os nervos estão estrangulados pelos músculos contraídos e cicatriciais em torno deles. O tratamento preferido nesses casos é a excisão precoce de todos os músculos necróticos, combinada com neurólise completa do mediano e ulnar para restaurar sensibilidade e possivelmente função intrínseca.

 

Considerações importantes

bookTodo conteúdo do site OrtopediaOnline.Org foi obtido a partir de estudos baseados em literatura ortopédica, tais como publicações na RBO, JAAOS e a Acta Ortopédica e em livros de referência como Rockwood, Campbell, Manual AO, etc, além da contribuição de nossos membros.

Nossas imagens são de arquivo pessoal e outras adiquiridas em sites especializados.

Contato

Nome: Marcus Vinícius M do Nascimento

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Web: http://www.ortopediaonline.org